Geografia

Geografia

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

COMO FAZER UMA EXCELENTE APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO

Seguem dicas úteis para espantar o nervosismo e fazer uma excelente apresentação!

1) Estude bem o conteúdo do seu tema. Isto lhe trará segurança na apresentação (e antes dela...).

2) Faça um esboço, sublinhando palavras chaves que nortearão sua apresentação e não deixará que o roteiro fuja da ordem.

3) Faça a sua pesquisa. Para criar uma apresentação envolvente, você precisa saber sobre o que está falando. Você não tem que se tornar um especialista ou ler cada livro ou site já escrito sobre o tema, mas deve ser capaz de responder a quaisquer perguntas que seu professor ou colegas de classe possam fazer.

4) Tenha bom humor e sinta-se confiante a respeito de sua apresentação.

5) Faça contato visual. Nada é mais chato do que ouvir um apresentador que olha para o chão ou para fichas de anotações. Relaxe. Sua audiência é composta de seus amigos e você fala com eles o tempo todo; fale da mesma maneira agora.

6) Certifique-se de colocar inflexão na voz. Seu objetivo é envolver o seu público, não colocá-los para dormir. Seja animado em relação ao seu tema. 

7) Use movimentos de mão. Mova suas mãos conforme você fala, utilizando-as para enfatizar pontos e manter o público interessado. Isso também canalizará sua energia nervosa num lugar melhor.

8) Tenha uma boa conclusão. Você provavelmente já ouviu as apresentações que terminam em algo como “Hum... pois é". Sua conclusão é a sua impressão final sobre o seu público, incluindo o professor. Torne-a emocionante através da introdução de uma estatística final, ou invente algo criativo para fazer no final. Sua conclusão pode ser qualquer coisa, desde que o seu público saiba que você está terminando. Faça uma pergunta provocativa. Terminar com uma pergunta é uma boa maneira de fazer o seu público pensar sobre sua apresentação de uma forma interessante. Existe uma certa conclusão que você quer que eles tenham?

9) Tenha uma boa postura. Não cruze ou dobre os braços; mantenha-os abertos. Não fique desleixado e mantenha as costas retas. Tente não discutir com o público. Isso prejudicará a sua apresentação. Basta dizer que eles fizeram uma observação interessante e que você voltará ao assunto mais tarde.
Não se esqueça de olhar para todos, não apenas para o chão. Não olhe para ninguém em particular.

ECONOMIZAR ÁGUA PARA PRESERVAR A VIDA !



Não é preciso falar que a água é fundamental para a vida. Ela cobre 71% da Terra e o corpo humano é composto de 70% a 75% dela...

Entretanto, a água que precisamos para beber, a ideal para a vida, está presente em apenas 2,5% do total de água existente no mundo.

A falta de atenção e responsabilidade sobre esse assunto, a industrialização e a poluição desenfreada de nossas águas, nos faz caminhar para um futuro obscuro, onde água limpa e potável será cada vez mais escassa. 

É importante lembrar que vários países já estão no "futuro" que o documentário "carta de 2070" aborda! 

O mundo precisa acordar imediatamente para este assunto, precisamos ter ciência e consciência de que fazemos parte do Maravilhoso Planeta que Deus nos confiou e presenteou - e temos o poder de interferir positiva ou negativamente sobre ele.

Economizar a água que consumimos é o mínimo que podemos fazer para ajudar o planeta.

Descrevo abaixo 10 dicas de como economizar água em nossas casas. Além de ajudarmos o Planeta, essas dicas também ajudam a economizar no bolso! 

Vamos tirar "10" em economia de água e  assim fazer nossa parte para salvar o Planeta???


1) Não desperdiçar é uma das primeiras coisas a se fazer para economizar. Coisinhas básicas como não deixar a torneira aberta ao escovar os dentes, se barbear ou lavar a louça; não demorar muito no banho; usar balde ao invés de mangueira para lavar o carro são fundamentais para a economia de água.


2) Para economizar água, nada melhor do que usar aquela que é de graça, a água da chuva. É bom lembrar que para cozinhar e beber, precisa ser tratada, mas para lavar quintal, molhar plantas e usar em vazos sanitários ela pode ser usada normalmente. Há sistemas mais complexos de armazenamento da água da chuva, o qual incluem mecanismos para filtragem da água e armazenamento de água da chuva em residências. Você também pode improvisar recipientes para armazená-la, direcionando a água que cai da calha do telhado para algum reservatório.

3) Mangueiras ligadas por muito tempo desperdiçam uma enorme quantidade de água. Para que isso não aconteça, instale um esguicho nas mangueiras da sua casa. Ele controla o fluxo de água usado evitando o desperdício. Com uma mangueira aberta por 30 minutos, gasta-se até 560 litros de água. É muita coisa! Existem pessoas que “varrem” o quintal com o esguiço de água. Pra varrer, use uma vassoura. Assim, você tira o grosso e depois só usa a mangueira para dar o toque final.

4) Evite também lavar o carro com a mangueira. Use um balde. Aliás, use quantos baldes quiser. Você pode utilizar um balde maior para água limpa e outro para ensaboar o veículo. Assim você evita deixar a mangueira por muito tempo aberta sem necessidade.

5) Ao regar as plantinhas use um regador. Dessa forma você usará só a água necessária para molhar a terra e evitará desperdícios. E o regador também trás mais flexibilidade. Muitas vezes a mangueira pode não alcançar aqueles vasos e plantas mais afastados no jardim.

6) Ao lavar seus pratos e panelas, não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa a louça. Só abra-a para retirar o sabão. Outra dica para economizar água na cozinha é jogar fora os restos de comida antes de lavar as panelas. Retire todo o excesso e só depois comece a lavar. Além de evitar entupir o encanamento pelo acúmulo de comida, você evita o desperdício de água usada para retirar o “grosso” da sujeira nas vasilhas.

7) Fique sempre atento se há algum vazamento em torneira, chuveiro ou encanamento. Aquela água pingando lentamente que ocorre em uma torneira estragada pode parecer pouco, mas no final das contas você verá a enorme quantidade de água que foi desperdiçada. 


8) Para economizar água, acumule roupa suficiente para que seja possível utilizar a capacidade máxima de sua máquina de lavar. Você pode adaptar sua máquina de lavar de modo que a água do enxague das roupas, ao invés de ir para o cano, seja acumulada em algum recipiente. Essa água pode perfeitamente ser utilizada para lavar o quintal, ou mesmo o carro, como já foi falado anteriormente, por exemplo.

9) Existem modelos de descarga com acionamento duplo, ou seja, há duas opções de descarga. Uma libera uma quantidade menor de água que a outra. Com o acionamento duplo, você pode usar quantidades diferentes de água ao dar descarga em líquidos ou sólidos, e assim evitar mandar água limpa embora pelo ralo. Caso não seja possível instalar esse acessório, simplesmente pressione a válvula da descarga pelo tempo suficiente dependendo da necessidade. Ao acionar uma descarga comum por 6 segundos, são liberados entre 10 e 14 litros de água. Assim, é só reduzir esse tempo de acionamento caso não seja necessário uma quantidade maior de água para eliminar os dejetos.

10) Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.



                 Você tem mais alguma dica?? Compartilhe aqui! 



Profº Júnior

DINÂMICA EXTERNA DA TERRA

RESUMO

Filme ilustrativo sobre erosão:

https://www.youtube.com/watch?v=BDeeffw4aXQ

Muito legal!




domingo, 16 de agosto de 2015

DINÂMICA EXTERNA DA TERRA - 6ºA


  • Vivian, Leonardo e Isabelle:

"Erosões e maquete". (pág. 110, 111 e 112)


  • Rodrigo, Samuel H., Samuel P., Germano, Gui N., Gustavo.    (pág. 115, 116 e 117)



  • Julia Colete, Helena Theodoro, Dayane H., Luana Paulino:

(pág. 118 até 122)

  • André, Luana e Amanda: 

(pág. 125 até 127)


  • Luisa, Ana Julia e Ana Carolina: 

(pág. 128 até 131)



  • Evelyn, Cecília, Luiza e Giovana:                                       

(pág. 134 até 138)

  • Kailane, Jessica e Nicole:

(pág. 143 até 145)


  • Lucas Bartolo, Luiz Henrique, Gabriel Vitor, Gabriel Alves Guilherme Pino e Pedro Barros:

(pág. 147 até 151)




  • Leticia Beatriz, Leticia Ducatti, Camille Valle e Ana Luisa:


(pág. 153 até 155)



Observações:

Conforme orientado em aula, a atividade consistirá em trabalho digitado após as pesquisas, bem como a apresentação do grupo em sala no dia 27/08.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Complexo Nordestino e Centro Sul - 7°A



(Complexo Nordestino, pág. 131 até 135)
Samuel, Augusto e Marcelo e Gadiel.

(Complexo Nordestino, pág. 135 até 141)
Ioná, Laura, Stella, Fernanda, Bruna Trevisam, Anne.

(Complexo Nordestino, pág. 141 até 143)
Jonathas, Lucas, Jhulio, Milene.

(Complexo Centro Sul, pág. 148 até 151)
Clara, Camila, Nicole, Bruna, Mariana.

(Complexo Centro Sul, pág.  152 até 155)
Kamilla, Jamille, Giulia, Maria Alice, Heloisa e Rafaela.

(Complexo Centro Sul, pág. 156 até 161)


Pedro, Lucas Prata, Jonas, Eduardo, Gabriel, Jhonata Teotonio.

Observações:

Conforme orientado em aula, a atividade consistirá em trabalho digitado após as pesquisas, bem como a apresentação do grupo em sala no dia 27/08.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Dica de vídeo!

Assistam, excelente mensagem para reflexão:

https://www.youtube.com/watch?v=n-41nlk6VJI


Abraços,

Professor Júnior.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Complexo Nordestino e Centro Sul - 7°B

Orientações sobre o trabalho:



Beatriz, Maria Costa, Jamile, Gabriel e Daiane. (Complexo Nordestino, pág. 131 até 135)



Jhonata, Thiago, Guilherme, Felipe, Matheus e Lukas. (Complexo Nordestino, pág. 135 até 141)



Rodrigo, Gabriel e Isabella. (Complexo Nordestino, pág. 141 até 143)



Raphael e Gabriel. (Complexo Centro Sul, pág. 148 até 151)



Maria Eduarda, Daniela, Luíza, Eduardo e Marianne. (Complexo Centro Sul, pág.  152 até 155)



Milena, Julia, Laura, Vitoria e Emanuelle. (Complexo Centro Sul, pág. 156 até 161)


Observações:

Conforme orientado em aula, a atividade consistirá em trabalho digitado após as pesquisas, bem como a apresentação do grupo em sala no dia 26/08.


Dinâmica externa da Terra - 6ºB

Orientações para o trabalho em grupo:



  • Bruna, Thamires e Lívia:
"Problemas ambientais em solos urbanos". (pág. 113 - C, pagina 121 e 122)


  • Beatriz, Alice, Caroline e Emile:

"Erosão eólica, fluvial, glacial, pluvial e marinha". (pág. 110, 111 e 112)


  • Isadora e Ana Luiza e Eduarda:

"Formações do relevo". (pág. 113 - 5)


  • Matheus, João, Iury, Guilherme, Thiago, Eduardo e Kauã: 

"Altitudes e tipos de relevos". (pág. 116 - 1)


  • Lívian, Maria Fernanda e Nicole: 

"Problemas ambientais em solos agrícolas". (pág. 118, 119 e 120)



Observações:

Conforme orientado em aula, a atividade consistirá em trabalho digitado após as pesquisas, bem como a apresentação do grupo em sala no dia 24/08.




quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Complexo Nordestino

TRABALHO A SER FEITO PELA 7º A:

PESQUISA SOBRE COMPLEXO NORDESTINO, ABORDANDO:

- Estados participantes

- Dados populacionais e regionais

- Sub-regiões

- Economia e industrialização

- Transportes

- Turismo

Observações:

Seguir as orientações passadas em classe, lembrando:

- Mínimo de 2 páginas.

- Fazer no próprio caderno.

- Individual.

Complexo Amazônico

DICA DE DOCUMENTÁRIO:

https://www.youtube.com/watch?v=-S9osbdOcqc


TRABALHO 7º B

"Pesquisa sobre a Amazônia"

Seguir as orientações passadas em classe, lembrando:

Mínimo de 2 páginas, no próprio caderno.

Abordar:

- População
- Características
- Economia
- Cultura
- Conflitos de terra
- Transporte
- Turismo